quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Chile se oferece para receber Copa América Centenário no lugar dos EUA

A Copa América Centenário segue como uma grande incógnita. Organizada para celebrar o aniversário de 100 anos da competição, a disputa está previamente marcada para junho do ano que vem, nos Estados Unidos, mas toda polêmica envolvendo escândalos de corrupção na Fifa colocaram em dúvida a realização em solo americano. Por conta da indefinição, o Chile se colocou à disposição para receber o torneio usando as instalações da edição de 2015, quando saiu campeão. As informações são do jornal chileno "La Tercera".   

Na próxima quinta-feira, o comitê executivo da Conmebol se reunirá no Paraguai e a expectativa é de que o tema seja abordado. Até o momento, no entanto, os Estados Unidos não abriram mão do direito de sediar o evento, mesmo com autoridades locais empenhadas nas investigações que já resultaram na prisão do ex-presidente da CBF, José Maria Marin, e outros executivos da Fifa. Acordos comerciais já estabelecidos com patrocinadores pesariam contra a desistência dos Norte Americanos.

A publicação chilena garante ainda que o país conta com o apoio dos outros países sul-americanos por conta da boa organização da Copa América deste ano. O intenção seria que o Chile recebesse toda fase final (quartas, semi e decisão), com a etapa de grupos dividida com outras sedes. Há ainda a indefinição também quanto ao número de participantes: 10, 12 ou 16, com a presença ou não de seleções da Concacaf.   

Presidente da Associação Uruguaia de Futebol, Rafael Fernández admitiu ao jornal chileno a possibilidade de mudança de sede e aprova divisão entre países:   

- Estamos cientes. Recebemos a informação, mas não há nada de concreto. Vemos isso com bons olhos.   

Na última semana, o presidente da Conmebol, Juan Angel Napout, disse à rádio AM 950, de Belgrano, na Argentina, que o torneio estava mantido para os EUA:   

- Mantém-se o que se falou tempos atrás. A Copa Centenário será nos Estados Unidos e ao lado da Concacaf. Ninguém disse outra coisa. Insistimos que será uma Copa de duas confederações (Conmebol e Concacaf). Nós não tratamos nada mais do que original de que se mantenha essa Copa em junho de 2016.   

Inicialmente, a Copa América Centenário está marcada para acontecer de 3 a 26 de junho, nos Estados Unidos, em número de cidades ainda indefinido.

Fonte:Globo Esporte

0 comentários:

Postar um comentário