sexta-feira, 24 de julho de 2015

Por símbolo nazista, Croácia perde um ponto nas eliminatórias da Eurocopa

O desenho de uma suástica no gramado do estádio Poljud, em Split, na partida contra a Itália, no mês passado, vai custar caro à Croácia. Nesta quinta-feira, a Uefa anunciou a punição à seleção: perda de um ponto nas eliminatórias para a Eurocopa e portões fechados nas próximas duas partidas de competições europeias a ser disputadas em casa. Por fim, a Federação Croata de Futebol (HNS) foi multada em 100 mil euros (cerca de R$ 348 mil). 

Suástica marcada no gramado do estádio Poljud (Foto: AP)

O episódio aconteceu no dia 12 de junho. O duelo, que foi disputado com portões fechados por causa de incidentes racistas no jogo de ida entre as seleções, terminou empatado em 1 a 1, mas o que chamou a atenção foi o desenho de uma suástica no gramado. De acordo com a imprensa croata, alguns torcedores radicais entraram no estádio de madrugada e tentaram pintar o desenho. A HNS pediu desculpas pelo ocorrido.

- Pedimos desculpas aos nossos torcedores que viram a partida pela televisão, a ambas as equipes e aos nossos colegas da Itália pelo símbolo nazista. Pelo que soubemos, o símbolo foi impresso no gramado entre 24 e 48 horas antes da partida para que ficasse visível durante o jogo. Isso é sabotagem e crime, portanto esperamos que a polícia identifique os responsáveis, e nós também notificamos a Uefa. Isso é uma desgraça não só para a HNS quanto para toda a Croácia. Nem nosso treinador nem jogadores vão comentar (o caso) – explicou Tomislav Pacak, chefe de imprensa da federação.

Apesar da punição, a Croácia segue na liderança do Grupo H das eliminatórias, agora com 13 pontos, um a mais que a Itália. As duas primeiras equipes se classificam diretamente para a Eurocopa, enquanto os oito melhores terceiros colocados disputam playoffs. Faltam quatro rodadas para o término da competição. 

Fonte:Globo Esporte

0 comentários:

Postar um comentário