sexta-feira, 15 de maio de 2015

Justiça suspende greve, e rodada do Espanhol é confirmada para domingo

Podendo consagrar o Barcelona como campeão, a 37ª rodada do Campeonato Espanhol não está mais ameaçada. A Justiça espanhola ordenou a suspensão da greve convocada pela Associação de Jogadores de Futebol Espanhóis (AFE) para o próximo fim de semana, em medida cautelar antes de analisar o caso e confirmar a legalidade da paralisação. Desta forma, os 10 jogos estão confirmados para domingo, incluindo o duelo entre Barça e Atlético de Madrid, que confirmará o título espanhol para os catalães, caso vençam.



A Liga de Futebol Profissional (LFP) havia solicitado à Audiência Nacional (órgão que atua como Ministério Público na Espanha) a suspensão da greve por considerá-la política e alegar que ela vai contra um decreto que regula a venda dos direitos de transmissão de TV dos clubes da primeira divisão, não afetando as condições de trabalho dos atletas. A reivindicação da AFE é justamente a distribuição desigual das cotas de TV, que gera um abismo entre os badalados Barcelona e Real Madrid e os outros clubes da liga. LFP e AFE estão reunidos nesta quinta-feira, na Audiência Nacional, negociando um acordo definitivo.

A greve conta com o apoio da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), que tenta defender o interesse dos clubes menores e vai contra a LFP, uma organização independente - assim como é a Premier League. Entretanto, para que as partidas sejam realizadas, a RFEF precisa enviar os árbitros e assistentes para as partidas e dar todas as condições para que os jogos ocorram - o que pode gerar mais polêmica até o próximo domingo, às 14h (de Brasília), para quando está marcadas as partidas da penúltima rodada. 

0 comentários:

Postar um comentário