segunda-feira, 27 de abril de 2015

Metallica é a banda com o som mais ‘alto’, segundo pesquisa

O Metallica é a banda que possui o disco com o volume mais alto, de acordo com uma pesquisa feita pelo blog Production Advice. A página do engenheiro de som Ian Shepherd analisou a faixa dinâmica (DR, do inglês “dynamic ranges”) de 21 álbuns de de rock, pop, R&B e hip-hop lançados nos últimos 38 anos para medir qual era o disco com o volume mais alto.

O disco “Death Magnetic”, lançado pelo Metallica em 2008, ganhou a ‘batalha da sonoridade’ com o menor número de faixa dinâmica, ou seja, com o volume mais alto e com os altos e baixos da música mais próximos, o que remove as nuances, texturas e profundidades das camadas sonoras.

Apesar de um disco do Metallica receber o título do ‘som mais alto’, a surpresa veio por conta de álbuns como “Back In Black”, do AC/CD, e “Ace of Spades”, do Motörhead, ficaram entre os mais ‘baixos’. Em contrapartida, discos de artistas pop como Taylor Swift e Nicki Minaj ficaram entre os mais ‘altos’ da lista.

O engenheiro de som pontuou, no entanto, que a diferença de volume desses discos não é percebida na maioria das plataformas utilizadas pelas pessoas para ouvir músicas, como o Spotify, o YouTube ou rádio e TV, em que as músicas são ajustadas no mesmo nível de som para que os ouvintes não tenham que ajustar o volume a cada música tocada.

Fonte:Cifra Club

0 comentários:

Postar um comentário